Receita de Bourguignonne (Fondue)

Panelas e Frigideiras

Ingredientes:
1 kg. e 200 gr. de filé mignon (crú e limpo)
óleo para fritar
molhos diversos
compotas de damasco, pêssego, figo, ameixa ou goiaba

Preparo:
Arrume sobre a mesa uma travessa contendo a carne cortada em cubinhos e completamente sem tempero. Distribua, em pequenas molheiras ou terrinas, várias espécies de molho picante. Um prato de batata (de forno), especial para o fondue, completar a apresentação, no caso de não haver compotas. Coloque ainda, no centro da mesa, o fogareiro acesso (réchaud), com a caçarola contendo 3/4 de óleo bem quente. Os convidados espetam 2 ou 3 pedacinhos de carne de cada vez com garfo próprio (cabos bem longos), introduzem no óleo e deixam dar o cozimento necessário, isto é, menos ou mais passados. Feito isso, retiram, passam a carne para
prato (colocam novamente o garfo com outros pedaços de carne para fritar), já contendo um pouco dos molhos preferidos, batata ou compota, se for o caso.

NOTA: No Brasil, o fondue é servido apenas com molhos picantes, porém na Suíça e em outros países‚ quase sempre acompanhado de compotas de frutas, além dos molhos, e ainda de batatas fritas e legumes cozidos. Rendimento: 6 porções.
Bourguignonne (Fondue)

Utensílios de Cozinha